Comprovado a relacao entre ciclo menstrual e a lua


GATAS DA CAPITAL - GDC


Estudos científicos comprovaram a relação entre a lua e o ciclo menstrual. Confira abaixo:



Alguns fatores, exemplo do fato de que o corpo das mulheres não funciona igual um relógio — fazem essa pergunta ficar sem pé nem cabeça.

Recentemente, uma equipe de cientistas, a qual foi liderada pela bióloga Charlotte Förster, da Universidade de Würzburg, na Alemanha, resolveu ir atrás desse assunto e chegou a uma conclusão que, de certa forma, essa relação faz sentido. Em artigo publicado pela pesquisa, na revista especializada Science Advanced, os cientistas afirmam que há uma relação entre ambos os ciclos, mas que a vida moderna, levando em consideração a exposição à luz artificial noite adentro e aos horários de sono irregulares, fez com que essa sincronia diminuísse.

Para que pudessem chegar a essa conclusão, o time de pesquisadores contou com a colaboração de 22 mulheres que, durante anos, anotaram em seus diários as datas de início e fim da menstruação. Em alguns casos, algumas mulheres guardavam as anotações durante mais de três décadas, o que facilitou os pesquisadores comparar o calendário da lua com os ciclos férteis das voluntárias.

A análise ainda concluiu que essa relação é mais complexa do que se imaginava. “Cientificamente falando, a Lua possui três ciclos distintos que, periodicamente, mudam sua luminosidade e a gravidade com que ela impacta a Terra. Todos os três ciclos influenciam o início da menstruação das mulheres”, afirma Förster, em um comunicado à imprensa.


- Os ciclos lunares

Vamos falar sobre os três ciclos… O primeiro deles é a mudança entre lua cheia e lua nova, que acontece, em média, a cada 29 dias, com variações sutis. Fora isso, a Lua não gira em torno da Terra em uma órbita fixa. Ao contrário, sua posição em relação à linha do Equador varia, às vezes mais ao sul, às vezes mais ao norte. Essa oscilação entre norte-sul tem uma duração de 27 dias. O terceiro ciclo, com duração de 27 dias, está relacionado à órbita elíptica ao redor da Terra, fazendo com que o satélite se aproxime e se afaste de nosso planeta.

Nessa variação ao redor da Terra, a Lua aumenta ou reduz sua luminosidade e também a força gravitacional que exerce sobre a terra, assim, influencia o comportamento dos animais, das marés e — segunda as análises feitas pelos cientistas — a menstruação das mulheres.

Nas análises feitas, ficou claro que, especialmente nas mulheres com menos de 35 anos, houve uma significativa coincidência do início da menstruação com o início da lua cheia ou da lua nova. Também foram notadas alterações quando o satélite estava mais distante ou mais próximo da Terra.

Além disso, dois fatores importantes pareciam reduzir a influência: a idade e os hábitos de sono. Tanto as mulheres de mais idade quanto aquelas que dormem mais tarde que o horário normal tinham o ciclo menstrual menos sincronizado com a Lua que as demais.

Para os pesquisadores, essas observações sugerem que os ciclos de luminosidade e de gravidade da Lua, sozinhos, têm pouca influência sobre o ciclo menstrual. Mas, combinados, esses movimentos lunares acabam, sim, tendo efeito considerável sobre o início da menstruação nas mulheres.

 

https://www.acompanhantes-curitiba.com/

http://www.gatasdacapital.net/

http://www.acompanhanteslisboa.net/

https://www.recifeacompanhantes.com/

https://www.manausacompanhantes.com/

https://www.campinasacompanhantes.com/


BLOGS


https://www.acompanhantes-curitiba.com/blog

https://www.gatasdacapital.net/blog

https://www.acompanhanteslisboa.net/blog

https://www.recifeacompanhantes.com/blog

https://www.manausacompanhantes.com/blog

https://www.campinasacompanhantes.com/blog

 

Aproveite e conheça as gatas que nós possuímos nas seguintes capitais:

https://www.gatasdacapital.net/acompanhantes-brasilia-df

https://www.gatasdacapital.net/acompanhantes-florianopolis-floripa

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo